GEOGRAFIA

Isso mostra o que é sustentabilidade 


SUSTENTABILIDADE: é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.Ultimamente este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou do vínculo da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.

       

Nas aulas anteriores de geografia, o nosso professor esteve passando para minha sala o documentário "Lixo Extraordinário", e, a pedido dele, escreverei um pequeno resumo sobre a transformação de vida dos "catadores de reciclagem" do maior aterro sanitário do Rio de Janeiro, o Gramacho.

Aterro Gramacho.












Vick Muniz.
O documentário, mostra o trabalho de um dos maiores artista plástico, Vick Muniz.
No documentário, (que é gravado ao longo de dois anos), acompanha a longa jornada que Vick faz ao fotografar um grupo de jovens catadores de materiais recicláveis, com objetivo inicial, de retratá- los. E a mudança que o artista faz nessas vidas!!! A renda que esses quadros dão á eles, é em cerca de R$ 100.000,00 reais.  




Aqui estão algumas das obras de VICK MUNIZ





                                    MINERAIS



    São formações criadas pela própria natureza,no processo da formação de crosta terrestre, sendo apresentados em três grandes categorias : 
     
      Todos os minerais possuem características próprias que os identifica e diferencia dos demais. Estas características são processos químicos de suas formações.
      Além da característica química de cada mineral possui também: dureza,brilho ( cor ) clivagem (separação) propria, que também o define:









bauxita ou bauxite (pronuncia-se bauchita) é uma mistura natural de óxidos de alumínio, antes considerada mineral. Seu principal componente é o Al2O3. A bauxita contém também sílicaóxido de ferrodióxido de titâniosilicato de alumínio e outras impurezas em quantidades menores. Os principais hidróxidos de alumínio achados em proporções variadas na bauxita são gibbsita e os isômeros boehmita e diásporo. A bauxita é classificada tipicamente de acordo com a aplicação comercial: abrasivoscimento, produtosquímicosmetalúrgicos e material refratário, entre outros. A maior parte da extração mundial de bauxita (aproximadamente 85%) é usada como matéria-prima para a fabricação de alumina, por lixiviação química, método conhecido como processo Bayer





Rochas Magmáticas

As rochas magmáticas, ou ígneas, como também são chamadas, são formadas pelo magma solidificado expelido por vulcões, e ainda podem ser subdivididas em dois tipos: intrusivas e extrusivas;

Rochas magmáticas intrusivas

São as rochas formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades. O granito é uma das variedades desse tipo de rocha. No Brasil, algumas serras são formadas de granito, como a da Mantiqueira, do Mar, e algumas serras do Planalto Residual Norte-Amazônico.
Granito. Foto: Givaga / Shutterstock.com
Granito. Foto: Givaga / Shutterstock.com

Rochas magmáticas extrusivas

São as rochas que são formadas pelo magma solidificado na superfície. Um exemplo de rocha extrusiva é o basalto.
Basalto. Foto: Tyler Boyes / Shutterstock.com
Basalto. Foto: Tyler Boyes / Shutterstock.com

Rochas Sedimentares

São formadas através da sedimentação de partículas de outras rochas existentes ou de materiais orgânicos. As rochas sedimentares podem ser divididas em três tipos: clásticas, orgânicas e químicas.

Clásticas

Também chamada de rochas sedimentares detríticas, são formadas por detritos de outras rochas antigas. Como exemplo de rocha clástica, existe o Arenito, Tilito, etc.
Arenito. Foto: Siim Sepp / Shutterstock.com
Arenito. Foto: Siim Sepp / Shutterstock.com

Orgânicas

As rochas sedimentares orgânicas são formadas por restos de animais e vegetais mortos, que vão se acumulando em alguns locais, e através de grande pressão e temperatura, dão origem á rochas e minerais como calcário, carvão mineral, petróleo, etc.
Calcário. Foto: mangojuicy / Shutterstock.com
Calcário. Foto: mangojuicy / Shutterstock.com

Químicas

São formadas quando o líquido (água) onde os sedimentos de rocha estão dispersos, se torna saturado. As rochas químicas em geral formam cristais. Ex: calcita, aragonita, dolomita, estalactites e estalagmites.
Estalactites. Foto: Mazzzur / Shutterstock.com
Estalactites. Foto: Mazzzur / Shutterstock.com

Rochas Metamórficas

As rochas metamórficas são rochas que sofreram alterações na sua estrutura em decorrência de altas pressões e temperaturas. Exemplos de rochas metamórficas são o mármore, quartzito (de onde é extraído o quartzo), etc.

Cristais de Quartzo. Foto: Stefano Cavoretto / Shutterstock.com

4 comentários:

  1. Para começo a postagem esta boa.
    Aprofunde , complemente com mais informações.
    prof. André

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta postagem. Escolheu bem o que colocou neste espaço...
    Vamos fazer o mesmo em Matemática? Escreva sobre o Estudo dos Triângulos.
    Bjus
    Sonia Petitto

    ResponderExcluir